10ª MASTERCLASS FN10 – Como Gerenciar Conflitos

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

No dia 20/04/2021 foi ministrada a 10ª Masterclass do Programa FN10. O tema foi “Como gerenciar conflitos” e a mentora Jacqueline Lubaski.

Jacqueline discorreu sobre a importância de informações claras dentro de uma propriedade, pois os conflitos acontecem geralmente por informações distorcidas. O gestor deve sempre refletir se está se colocando em uma posição positiva e assertiva para gerenciar os conflitos dentro de sua propriedade.

É importante ressaltar que conflitos sempre existirão, visto que não há uma fórmula mágica para lidar com pessoas, pois cada uma possui sua criação, crenças e percepções diferentes da realidade. Desta forma, é importante implantar ferramentas que auxiliem o relacionamento com os colaboradores, tais como: realizar um teste sobre o clima organizacional da empresa, aplicar feedbacks e estar aberto para sugestões e críticas, pois assim, quando há um ambiente harmonioso, menores são as chances de conflitos acontecerem.

A maioria dos conflitos ocorrem por incompatibilidade de informações, sendo assim, é muito importante o líder entender os valores de cada colaborador e também saber delegar tarefas e estabelecer regras de forma clara e assertiva. Para isso, é necessário eliminar possíveis falhas de comunicação, estabelecer culturas organizacionais rígidas e saber delegar e acompanhar as metas de forma objetiva.

Quando existe conflito entre colaboradores, se faz necessário ouvir as partes envolvidas para ser mais justo e imparcial possível, separar o lado pessoal do lado profissional, entender a causa do problema antes da tomada de atitude, tentando ser o mais assertivo possível, fazendo com que os problemas se tornem oportunidades de crescimento pessoal para os envolvidos.

Desta forma, gerenciar conflitos é conduzir a empresa para onde o gestor gostaria, transformá-la em algo transparente com clareza de informações.