11ª MASTERCLASS FN10 – Encarando a Realidade da Fazenda

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

No dia 18 de maio ocorreu a décima primeira Masterclass, sendo esta a penúltima da safra 2020/2021. Nesta masterclass Antônio Chaker explanou sobre como encarar e modificar a realidade dentro da atividade pecuária. Segundo sua explicação, para que a mudança seja possível, é necessário conhecer a realidade da fazenda. Deve-se entender onde a fazenda está hoje e onde ela deveria estar, criando metas desde alinhamento de equipe até para o resultado econômico para diminuir a distância entre estes dois pontos.

Ao monitorar o andamento das metas dentro da fazenda, deve-se observar os elementos de controle e de verificação. Os elementos de verificação, na maior parte das vezes, não podem ser traduzidos em números, são elementos do dia a dia do rebanho, como escore corporal e de fezes. São facilmente diagnosticados dentro da fazenda. Além disso, existem os elementos de controle, que são índices periódicos como indicadores zootécnicos e financeiros que auxiliam na calibração da atividade (GMD global, mortalidade, entre outros). Os dois elementos possuem extrema e igual importância dentro da atividade.

A transformação da empresa pecuária ocorre sempre de cima para baixo, ou seja, se a propriedade deseja obter um rendimento maior que 3% sobre o valor da terra, se faz necessário pensar em estratégias para chegar a este índice, estabelecendo metas muito claras. Estudos demonstram que geralmente, as fazendas tem um rendimento 5 vezes menor do que poderiam lucrar. Almejando atingir resultados satisfatórios, a visão da fazenda não deve estar focada apenas em gerar valor para o dono, mas também, para outros conjuntos de fatores como funcionários, fornecedores, entre outros.

O resultado deve ser enxergado como consequência do comportamento dos líderes, sendo a realidade da fazenda um reflexo das pessoas que a gerenciam. É necessário conhecer o passado para conseguir prever o futuro, estudar as safras anteriores para que as metas sejam traçadas de forma alinhada com a realidade.

Uma fazenda nota 10 precisa ter complacência 0, ou seja, não pode se conformar com resultados financeiros e produtivos ruins. Além disso, é necessário ter claro que a transformação é continua, ter visão clara do futuro e também ter números e dados em mãos.

Para finalizar, Chaker parafraseou Sócrates, dizendo: “Uma vida sem desafios não vale a pena ser vivida”