Não tem balança? Fale com o time do Fazenda Nota 10

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

A eficiência do gerenciamento de uma fazenda começa pela qualidade dos dados sobre as etapas de produção, e a pesagem do gado é fundamental nesse processo

Um dos principais benefícios que os pecuaristas têm ao participar do Programa Fazenda Nota 10 é conhecer onde estão, dentro da sua propriedade, as melhores oportunidades para evoluir na atividade. Por diversas razões, muitas vezes o produtor não consegue identificar ou analisar corretamente a informação que está ali à sua disposição. É exatamente aí que o programa, iniciativa da parceria entre o Inttegra (Instituto de Métricas Agropecuárias) e a Friboi, começa a fazer diferença. “É praticamente impossível tomar uma decisão correta sem ter números de qualidade”, diz Antonio Chaker, consultor sênior e coordenador do Inttegra.

O objetivo do Fazenda Nota 10 é ajudar o produtor a identificar a real situação do negócio e em quais pontos deve trabalhar para aprimorar todo o processo. Essa análise depende, a princípio, dos dados sobre o rebanho e a propriedade, que são coletados e processados de forma simples, rápida e objetiva. Depois são comparados aos das propriedades mais bem colocadas no programa em termos de eficiência, gerando assim um diagnóstico sobre as possibilidades de crescimento. “A gente mostra ao pecuarista onde ele deve produzir mais e onde deve economizar”, afirma Chaker.

Cada pecuarista tem a responsabilidade de abastecer a plataforma com os dados de seu criatório, inclusive números de pesagem. E essa etapa é muito mais simples do que se imagina. “Quando falamos em pesagem, não é que tem de pesar todo o gado a toda hora. O que precisamos para o programa são amostras dos lotes de animais em crescimento apenas quatro vezes por ano, quando fazemos as análises trimestrais”, esclarece Chaker. Essas informações indicam as arrobas produzidas naquele período e vão ajudar a calcular a margem por arroba, o lucro por boi.

É possível que alguém esteja se perguntando: “E quem não tem balança?”. Como o propósito do Fazenda Nota 10 é apoiar os pecuaristas, nem mesmo a falta de um equipamento tão essencial como este vai se tornar um impeditivo. “Se você quer comprar uma balança, assim como outras pessoas que podem estar na mesma situação, é o momento de a gente se unir e buscar o melhor preço, o melhor parcelamento, prazos mais adequados para que se resolva esse problema de falta de balança”, afirma Chaker. Por sua relevância na cadeia produtiva de carne bovina, Inttegra e Friboi podem buscar o apoio de empresas parceiras para oferecer a condição mais interessante a cada produtor.

Se você tem interesse no Fazenda Nota 10, quer alcançar resultados superiores em seu negócio, quer aprimorar e profissionalizar sua gestão, não perca essa oportunidade. Procure os consultores e as consultoras do programa para tirar todas as suas dúvidas e entender por que é tão simples fazer parte desse processo. A facilidade já começa pelo desconto para participar. Com um número cada vez maior de fazendas inscritas, é possível reduzir o custo fixo do programa. Além disso, a Friboi patrocina mais de 73% do custo de cada participante, pois entende que seu desenvolvimento está diretamente relacionado ao desenvolvimento de seus fornecedores. Sem contar que cada real investido pelo produtor retornará – e se multiplicará – rapidamente com a redução de perdas e o aumento dos ganhos.