Gestão eficiente traz vida nova para pecuarista

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Com referências produtivas e financeiras bem detalhadas do rebanho e da fazenda como um todo, produtor tem mais clareza sobre a realidade de seu negócio e segurança para definir aonde quer e pode chegar

Diz o ditado que para quem não sabe aonde vai, qualquer caminho serve. Este é exatamente o ponto da virada na gestão da Fazenda São Camilo, propriedade de Raul Nunes Santos, localizada em Aparecida do Taboado (MS). Bastou o pecuarista conhecer melhor a realidade de seu negócio, com métricas detalhadas e precisas, para ter também metas bem definidas para curto, médio e longo prazos – e já com o mapa de como chegar até lá. Essa mudança veio com a participação no Programa Fazenda Nota 10, iniciativa da parceria entre o Inttegra (Instituto de Métricas Agropecuárias) e a Friboi. Para se ter ideia dos resultados, o GMD (ganho médio diário) de peso global do rebanho passou de 431 gramas, na safra 2019/20, para 826 gramas, na temporada recém-fechada (2020/21).

De uma safra para outra o GMD global do rebanho aumentou de 431 para 826 gramas

Quem conta os passos dessa transformação é Ana Paula Gouveia, engenheira agrônoma e esposa de Raul. Ela tem papel fundamental nesse processo, pois foi a responsável pela inscrição da São Camilo no Fazenda Nota 10. “Buscando informações na internet, descobri o Antonio Chaker [coordenador do Inttegra] e fiz alguns cursos com ele. Foi assim que fiquei sabendo do programa, então inscrevi a fazenda e fomos selecionados para participar”, afirma. “Foi muito gratificante, porque fizemos um raio-x da propriedade.”

A Fazenda São Camilo tem 292 hectares de área útil de pastagens e é dedicada à recria e engorda de machos, animais que vêm de outra propriedade de Raul ou são comprados de outros pecuaristas. São bezerros recém-saídos da desmama, com idade entre oito e dez meses. O gado é criado com suplementação a campo até o ponto de irem para o semiconfinamento, e a maior parte já fica pronta para o abate ao final dessa etapa. “A gente vem cuidando das pastagens ao longo do tempo, porque a arroba produzida fica mais barata se os animais ficarem prontos já no semiconfinamento”, diz Ana Paula. Apenas entre 20% e 30% ainda precisam ser terminados em confinamento. De maneira geral, vão para o abate com idade média de 22 meses e pesando entre 21 e 22 arrobas.

DIAGNÓSTICO PRECISO

Ana Paula comenta que Raul é bastante organizado e já fazia todas as anotações sobre receitas e despesas. Mas esse controle, embora essencial, não gerava índices produtivos e financeiros que permitissem uma análise mais crítica sobre o negócio. “Não sabíamos exatamente quantas arrobas produzíamos por hectare, qual era a lotação dos pastos ou quanto desembolsávamos por cabeça a cada mês. O Fazenda Nota 10 nos proporciona isso”, diz a agrônoma.

O Fazenda Nota 10 fornece índices produtivos e financeiros para uma análise mais crítica sobre o negócio

A inserção de dados na plataforma Resultta utilizada no programa Fazenda Nota 10 exige disciplina e dedicação, e faltava tempo disponível a Raul para abastecer o programa. “Por isso decidi que cuidaria dessa parte, para que tivéssemos os números nas mãos sempre que precisássemos tomar alguma decisão. E eu conto com a ajuda do Raul e dos funcionários lá no operacional, me trazendo tudo o que preciso para alimentar a plataforma”, explica Ana Paula, que já tem facilidade para lidar com números e planilhas, pois presta serviços a outros pecuaristas no segmento de crédito rural. Para a agrônoma, é muito gratificante chegar ao fechamento da safra e ter a fazenda na palma da mão, ver que valeu a pena seguir o cronograma e cada procedimento para que todos os índices estivessem disponíveis.

O Fazenda Nota 10 ajuda os pecuaristas a multiplicarem os acertos e a terem mais agilidade para corrigir as situações em que ainda ocorrem erros. “A gente evita errar, mas se acontecer pode ajustar com rapidez, porque tem todos os dados necessários para isso. Não é preciso esperar até o final da safra para corrigir”, diz Ana Paula. Outra vantagem do programa é a possibilidade de se fazer um diagnóstico expresso da safra anterior à entrada na plataforma, basta inserir as informações solicitadas. “Mesmo não sendo tão completo como o que temos agora, foi muito importante porque ganhamos dois anos de comparação.”

Silagem na Fazenda São Camilo: ganho médio diário praticamente dobrou

NOVOS CAMINHOS

Para Ana Paula, esse é outro diferencial bem interessante do Fazenda Nota 10: a oportunidade de comparar a São Camilo com centenas de outras propriedades, sobretudo as que apresentam os melhores resultados. E ainda há a interação com pecuaristas de diferentes regiões do País durante as masterclasses com os mentores do programa, o que gera uma valiosa troca de informações e experiências. Aliás, a agrônoma está ansiosa pelos próximos encontros, pois a equipe de mentoria cresceu.

Masterclasses geram troca de experiências com pecuaristas de todo o Brasil

Além de Antonio Chaker, coordenador do Inttegra; Rodrigo Gennari, líder de Projetos do Fazenda Nota 10; e Jacqueline Lubaski (gestão de pessoas), CEO da Destrave Desenvolvimento; estarão à frente das masterclasses Gustavo Rezende Siqueira (nutrição), pesquisador da Apta (Colina, SP); Mateus Paranhos (bem-estar animal), professor da Unesp (Jaboticabal, SP) e sócio da BE Animal; e José Luiz Moraes Vasconcelos, o “Professor Zequinha” (reprodução), da FMVZ-Unesp (Botucatu, SP). “Não vejo a hora de ter aula com eles, são meus ídolos. Acho que não há outro programa que ofereça isso”, comemora Ana Paula.

Mais do que a evolução na gestão e nos resultados do negócio, a participação no Fazenda Nota 10 proporcionou uma mudança de vida para Ana Paula e Raul. “O programa impactou positivamente nossas vidas, porque assim que conseguimos alimentar as planilhas nos demos conta de que tínhamos a fazenda na palma mão – a parte produtiva, a financeira, tudo”, afirma Ana Paula. “Conseguimos ver onde estávamos e fizemos um planejamento para daqui a oito e dez anos. Eu indico o Fazenda Nota 10 para todo mundo que me pergunta, pois exige disciplina, mas é simples de se trabalhar e fornece tudo o que temos de fazer e como, facilita bastante.”

Saiba mais e inscreva-se no programa Fazenda Nota 10 clicando aqui.