Falta tempo? Bastam 10 minutos para ser Nota 10

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Com uma gestão eficiente o pecuarista consegue simplificar a rotina da fazenda. É uma forma de ganhar agilidade sem ter pressa, aproveitar o melhor de cada pessoa e de cada ferramenta e deixar tudo mais prático

Em qualquer atividade há sempre alguém – ou muita gente – lamentando porque o tempo passa rápido demais, faltam horas no dia e sobram atividades na agenda. Na maioria das vezes, essa situação tão comum é o sintoma de uma organização que poderia ser melhor. Na verdade, sempre pode ser melhor.

O impacto que o Fazenda Nota 10 pode ter nesse campo é surpreendente. O programa é uma iniciativa da parceria entre o Inttegra (Instituto de Métricas Agropecuárias) e a Friboi, e tem como objetivo ajudar o produtor a identificar a real situação do negócio e em quais pontos deve trabalhar para aprimorar todo o processo. Agora, imagine que dez minutos por semana são suficientes para inserir os dados de controle na plataforma e obter um excelente direcionamento da sua atividade pecuária, independentemente do tamanho da propriedade e do sistema produtivo.

Além da facilidade de operação da plataforma, as informações a serem inseridas são apenas receitas, despesas e movimentação do gado. “E nem toda semana tem movimento de gado, como nascimento, compra e venda”, diz Antonio Chaker, consultor sênior e coordenador do Inttegra. A inserção das informações é feita pelo computador, mas as consultas podem ser feitas também por smartphone.

Às vezes o pecuarista pode estar tomado pelas tarefas diárias, não consegue fazer essa gestão das informações e não tem alguém que possa ajudá-lo. Chaker tem uma sugestão para esses casos: “Será que você não pode contar com um filho, uma filha, um sobrinho, um funcionário ou até o filho de algum funcionário para ajudar?”.

O gestor acrescenta que também nessa questão a equipe do Fazenda Nota 10 está à disposição para apoiar. “Essa pessoa será treinada por nós, vai aprender coisas novas a partir do zero. E ainda vamos aproveitar esse desafio para solucionar, de forma criativa, a questão do desenvolvimento profissional, permitindo que a pessoa chegue a outro patamar.”

Se todo esse apoio ainda não for suficiente, o pecuarista ainda não se sentir seguro para se inscrever no Fazenda Nota 10, achando que mesmo assim não vai dar conta de inserir os dados na plataforma, Chaker sugere que o pecuarista converse com um dos consultores para discutir uma forma de ajudá-lo a lançar esses dados na plataforma. “Não deixe essa falta de tempo atrapalhar sua evolução como pecuarista”, afirma o coordenador do Inttegra.

E não é só um bom aproveitamento do tempo que o Fazenda Nota 10 oferece. Como consequência da boa gestão alcançada com toda a orientação e a troca de experiências do programa, o produtor certamente reduz perdas no processo produtivo e aumenta a rentabilidade. As vantagens econômicas vêm desde a inscrição no projeto. O número crescente de fazendas participantes permite reduzir o custo fixo do programa, e essa redução é repassada ao público.

Além disso, a Friboi patrocina mais de 73% do custo de cada inscrição. “A Friboi é quem nos contratou para elaborar esse programa, pois entende que seu desenvolvimento está diretamente relacionado ao de seus fornecedores”, afirma Chaker. “Se você quer participar de um programa sério, com um método que atende o Brasil inteiro e outros países como Paraguai, Bolívia, Colômbia, saiba que terá total segurança de seus dados. Vamos gerenciar todo um processo muito bem-feito do ponto de vista tecnológico e ainda com esse baita desconto.”