7ª MASTERCLASS – Segundo tempo do jogo! Analisando o placar do 1º Semestre

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Dia 18 de Janeiro ocorreu a sétima Masterclass da safra 2021/2022, sendo a primeira do ano 2022. Antonio Chaker discorreu sobre o tema “Segundo tempo do jogo! Analisando o placar do 1º Semestre”.

Segundo Chaker, o resultado é feito da porteira para dentro e é totalmente atrelado às atitudes do líder. Caso o mesmo esteja envolvido somente com o operacional, o seu olhar para as metas e resultados estará desviado.

Para observar se está acontecendo o que era para acontecer, é muito importante estar com as informações e métricas atualizadas. O fechamento semestral é muito importante pois traz a possibilidade de corrigir os rumos para os próximos 6 meses.

Sendo assim, uma propriedade rentável deve monetizar o ativo terra e entregar 5% do que vale a fazenda ou então entregar de 15 a 20% do que vale o gado. Para isso, é necessário medir, monitorar e gerenciar a atividade. A anotação da mortalidade por exemplo, é uma forma de se medir os dados. Quando é observado que a mortalidade foi maior do que se tinha como meta, isso é monitorar. Gerenciar é tomar atitudes em cima das métricas monitoradas.

A Iniciativa 5 2 8, protocolo de ação pecuária, auxilia a traçar novas estratégias dentro da safra. Consiste em adotar 5 iniciativas para a gestão de pessoas, 2 relacionadas a gestão e 8 relacionadas a produção.

Para a gestão de pessoas, é necessário que a liderança seja estabelecida, onde o líder assuma a responsabilidade e inspire seus funcionários. Além disso, é necessário que haja uma cultura de valores positivos e virtudes potencializadoras, como por exemplo capricho, responsabilidade e organização. Em terceiro, é necessário que haja propósito no trabalho, sempre buscando ser melhor a cada dia. Dominar a atividade também é necessário para se jogar o jogo no mais alto nível. E por fim, é necessário que todos os funcionários tenham autonomia dentro da fazenda.

O segundo passo é olhar para a gestão da propriedade, fazer planejamentos orientados aos resultados e ter rotinas de acompanhamento.

Por último, mas não menos importante, dentro da produção existem 8 habilidades que é necessário dominar: Manejo de pastagem; Estratégia entressafra; Fertilizantes; Suplementação; Sanidade; Reprodução e genética potencializadora e ambiência e bem-estar animal.