6ª MASTERCLASS – Alma e Personalidade da Fazenda

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Dia 14 de dezembro ocorreu a sexta Masterclass, sendo esta, a última do ano 2021. Nesta masterclass Jacqueline Lubaski discorreu sobre a Alma e Personalidade da Fazenda.

Personalidade da fazenda pode ser definida como um conjunto de situações que guiam o funcionamento e definem a gestão dela. Já a alma, é compreendida em cada funcionário que trabalha na fazenda, é o que faz a propriedade andar. Os comportamentos buscados, são os valores da propriedade e são inegociáveis. Por último, a missão é o legado, é onde se deseja chegar. A grande diferença entre missão e visão é que a missão é o que se deseja deixar, enquanto a visão é onde se quer chegar.

Quando os funcionários se sentem motivados e felizes é possível implantar a personalidade dentro da fazenda. Eles precisam ter voz e personalidade, e serem considerados apoiadores de resultados.

Para isso, é importante criar uma identidade, com missões e valores fortes. Integrações/treinamento da equipe são imprescindíveis, todos precisam saber o que se espera de cada colaborador. A transparência e propósito da empresa devem ser os carros chefes. Além disso, é interessante criar programas de Participação de Resultados/Lucros (PPR/PPL), ou algum outro método de incentivo e bonificação aos colaboradores de acordo com a realidade e modelo da fazenda.

As regras e as condutas devem ser claras, para isso, manual de ética ou regulamento pode auxiliar no alinhamento dos objetivos e expectativas do ambiente de trabalho. Para a seleção de novos profissionais, deve-se observar o perfil da empresa e do candidato. E por fim, o acompanhamento das metas e de resultados devem ser analisados e compartilhados sempre que possível.

Lubaski finalizou com a frase: “A honestidade de uma empresa se desenvolve com o exemplo dos donos. As palavras movem, o exemplo carrega”.