5ª MASTERCLASS FN10 – Como Atrair, Selecionar e Demitir um Colaborador

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

No dia 17/11/2020 houve a 5ª Masterclass do Programa FN10. A mentora do Programa Jacqueline Lubaski, discorreu sobre o tema “Como atrair, selecionar e demitir um colaborador”.

Para atrair as pessoas certas para a empresa é necessário observar que as pessoas que ali trabalham são as melhores ferramentas de marketing para o negócio. A maneira com que as pessoas e os novos colaboradores são recebidos na fazenda possuem grande importância para o fortalecimento da propriedade, sendo assim, deve ser criado um método para sempre deixar claro a história, as regras e o organograma da empresa.

O acompanhamento da gestão de talentos dentro da propriedade  pode ser feita com uma avaliação do desempenho dos colaboradores e dos gestores, pontuando a consciência social e ambiental de cada colaborador, e também sua capacidade de criatividade, inovação e de trabalhar em equipe, observar se o colaborador que faz o que é para ser feito, como é o relacionamento dele com outras pessoas, sua excelência em resultados e se é possível contar com ela. Após dar nota para cada um desses itens deve-se criar notas de escore para os comportamentos aceitáveis.

A avaliação é importante para que o colaborador entenda onde pode melhorar, para que o gestor alcance resultados positivos e estreitar o laço com os colaboradores e também para a empresa garantir índices positivos com menor custos. Caso na avaliação realizada, seja definido que um colaborador deve ser demitido deve-se escolher o momento adequado para comunicá-lo do desligamento da propriedade, estar preparado com a documentação de demissão e rescisão, explicar a decisão com muita clareza e educação e explicar detalhadamente o processo rescisório. A demissão deve ser realizada pelo líder direto do colaborador.