1ª MASTERCLASS FN10 – O que determina o resultado da fazenda

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

No dia 21 de julho aconteceu a primeira Masterclass da safra de 2020/2021. Nesta masterclass Antônio Chaker discorreu sobre o que as propriedades lucrativas possuem em comum e, o que faz uma fazenda permanecer no topo. Um dos principais fatores apontados, seria que dentro das propriedades lucrativas a liderança é que move a fazenda e a consciência que não existe caminho fácil e curto.

Para uma fazenda se tornar lucrativa a liderança deve manter foco em 5 fundamentos básicos: O primeiro fundamento as “Finanças” que são consequência do trabalho realizado.  É essencial mensurar quanto vale a propriedade e o rebanho, onde, para obter ganho é necessário lucrar no mínimo 3 e 12% sobre estes valores respectivamente. Se nesta análise, o valor gerado pela infraestrutura da propriedade for maior do que ganho gerado pelo rebanho é imprescindível revisar os processos dentro da atividade.

Além disso, outras referências chaves para avaliar o lucro dentro da atividade pecuária são as margens de produção, onde se espera lucrar 35% sobre a cria, 30% sobre o ciclo completo e 40% sobre a engorda.

O segundo fundamento é a produção. Observando cautelosamente o ganho médio diário global (GMD) pois esta métrica, define a margem de lucro e explica mais de 50% do resultado obtido pela propriedade. Os valores referência para o GMD são valores maiores que 0,36 kg/d para cria, 0,46 kg/d para o ciclo completo e 0,56 kg/d para recria e engorda. Também se deve alinhar estratégias de nutrição orientadas a margem, permitindo gastos de até R$5,00/cabeça/mês para cada 100g de ganho.

Posteriormente, analisa-se a gestão da fazenda, acompanhando a rotina diária e se está no cronograma esperado. Incluindo rotinas de verificação operacional semanais, rotinas gerenciais mensais, revisão de tendências trimestrais  e definição estratégica anual. O quarto fundamento que deve ser ponderado é a gestão de pessoas dentro da fazenda, estudar se existe liderança atuante, se a equipe está feliz e motivada, se existe boa comunicação dentro da fazenda, estabelecimento de responsabilidades e visão estratégica, se a fazenda está se desenvolvendo e procurando avançar. O último ponto a ser analisado é a cultura da fazenda, observar quais são os valores, se há zelo na propriedade, comunicação transparente e capacidade da equipe em inovar e aprender. Assim, é de extrema importância alinhar todos os fundamentos dentro da propriedade para que o resultado seja sempre o sucesso da atividade.