1ª MASTERCLASS – Boas-vindas as fazendas da safra 21/22

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Dia 20 de julho foi um grande marco para a pecuária brasileira, pois, neste dia, aconteceu a primeira Masterclass da safra 2021/2022. Nesta masterclass Antonio Chaker, Fabio Dias e Rodrigo Gennari explanaram sobre a nova safra do programa Fazenda Nota 10.

Nas palavras de Antonio Chaker, o conhecimento, o foco e a visão clara e objetiva do que é certo e onde se quer chegar com o lucro da atividade pecuária, é o que transforma uma propriedade.  Complementando a fala de Chaker, Fabio Dias ponderou sobre como é imprescindível romper com o isolamento e comparar a sua fazenda com outras propriedades e, com isso, otimizar e ajustar a atividade para lucro.

Os mentores do programa foram apresentados aos participante da Masterclass, sendo: Antonio Chaker El-Memari Neto, Zootecnista e Coordenador do Instituto Inttegra (Mentor de gestão), Jacqueline Lubaski Ribeiro, Especialista em Gestão de Pessoas no Agronegócio, CEO Destrave Desenvolvimento (Mentora de pessoas e equipe), José Luiz Moraes Vasconcelos (Zequinha), Médico Veterinário, Pesquisador e Professor da FMVZ UNESP Botucatu (Mentor de reprodução), Gustavo Rezende Siqueira, Zootecnista, Pesquisador na Apta Colina e Professor na Universidade Federal de Lavras (Mentor de nutrição) e Mateus Paranhos, Professor da UNESP Jaboticabal e sócio da BE Animal (Mentor de saúde e bem-estar animal).

Na sequência Alan Santana discorreu sobre a importância do tempo. Segundo ele, o tempo deve ser considerado como um recurso, pois não se pode estoca-lo.  Além disso, o tempo é inexorável em sua passagem, ou seja, passa para todos, a diferença é como o aproveitamos. A gestão do tempo é um meio para se atingir os objetivos, e também para chegar em um objetivo principal.

Para sua boa administração se faz necessário ter uma boa definição dos objetivos, tê-los bem específicos e mensuráveis. É imprescindível ter disciplina, escolher agir no lugar de reagir, ou seja, ter um plano de ação e não reagir a um instinto. Para construir a disciplina é indispensável ter repetição, autoestima e disposição para fazer algo difícil. É preciso quebrar alguns paradigmas como acreditar que o tempo nunca é suficiente ou então que não se pode controlá-lo. Deve-se sempre acreditar que o tempo é um aliado e que sempre há tempo para aquilo que se julga importante.

Outro ponto importante explicado por Santana para uma boa gestão do tempo, seria conter o estresse, além de dormir bem e com qualidade. Para o aperfeiçoamento da gestão é possível aplicar técnicas, como, reescrever os objetivos diariamente, planejar as tarefas do dia seguinte, começar pela tarefa que julga ser a pior ou mais difícil, usar a agenda para as tarefas do dia e as cumprir de forma irredutível. Além disso, é recomendado terminar o que começou, esses hábitos ajudam a poupar energia. O desempenho é influenciado pela capacidade instalada do indivíduo, descontando as interferências, ou seja, quanto menor forem as interferências maior será o desempenho.

Por final, houve a premiação das fazendas melhores pontuadas nas categorias Ouro (Lançamentos + Presença em Masterclasses + Finalização dos Módulos + Diagnóstico Expresso + Evolução de Safra), Prata (Lançamentos + Presença em Masterclasses + Finalização dos Módulos) e Bronze (Presença em Masterclasses + Finalização dos Módulos). Os vencedores para as respectivas categorias foram: Fazenda São Camilo, Proprietários: Raul Nunes Santos & Ana Paula Gouveia Santos; Fazenda Rio Corrente, Proprietário Tulio Ibanez Nunes e Fazenda Bela Vista Alambari, Proprietário José Eduardo Diniz Gonçalves.